Vídeo de apresentação do BPC

BPC LOAS suspenso? Entenda as razões.

O BPC LOAS é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso (65 anos ou mais) ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo.

Quando a renda por pessoa é ultrapassada, o INSS pode suspender os pagamentos. Porém, muitas vezes a família continua precisando do benefício, mesmo quando possui renda acima dos limites. Ou também pode ser que o INSS esteja contabilizando uma renda de uma pessoa que não faz parte dessa família, ainda que vivam debaixo do mesmo teto (como filhos casados, por exemplo).

Com isso, surge a possibilidade de se comprovar que a família continua necessitando do auxílio do governo, seja através do INSS ou da justiça. Comprovado o direito, é possível conseguir a reativação dos pagamentos, a anulação de eventuais cobranças de ressarcimento do INSS e o pagamento das parcelas retroativas/atrasadas, daquele período em que a pessoa ficou sem receber o benefício.

E se o benefício estiver sendo pago normalmente, significa dizer que está tudo certo? Nem sempre. Muitas vezes o benefício pode estar sendo objeto de fiscalização e a qualquer momento poderá ter os pagamentos suspensos. Para isso é importante acompanhar através do INSS se há alguma pendência, para assim evitar que a família fique desamparada futuramente.

Consulte um advogado especialista de sua confiança para saber mais sobre os seus direitos.

Assista nossos vídeos e entenda mais

Vídeo sobre benefício ativo

Vídeo de benefício suspenso

Vídeo sobre carta de apuração

Vídeo sobre consulta MOB

Contate um especialista

Entre em contato

Deixe uma mensagem que entraremos em contato. Caso tenha um assunto urgente, você pode nos ligar ou entrar em contato via WhatsApp.